Configurar Servidor Web (HTTP e HTTPS) no Packet Tracer

 

Dando prosseguimento a configuração de Serviços de Rede básicos no Packet Tracer, vamos falar hoje do servidor Web e dos protocolos HTTP e HTTPS.

Protocolo HTTP

O HTTP é utilizado na World Wide Web para transferência de dados e é um dos protocolos de aplicação mais usados. Ele foi originalmente desenvolvido para publicar e recuperar páginas HTML; entretanto a flexibilidade do HTTP fez dele uma aplicação vital nos sistemas de informação colaborativos e distribuídos.

Quando um endereço de Web ou URL é digitado em um navegador Web, este estabelece uma conexão com o serviço Web executado no servidor utilizando o protocolo HTTP.

O URL http://www.cisco.com/index.html é um exemplo de um URL que é associado a um recurso específico; uma página Web denominada index.html em um servidor identificado como cisco.com.

Navegadores são tipos de aplicativo cliente que um computador usa para se conectar à World Wide Web e acessar recursos armazenados em um servidor web. Semelhantemente à maioria de processos de servidor, o servidor Web é executado como um serviço em segundo plano e disponibiliza diferentes tipos de arquivo.

Para acessar o conteúdo, os clientes Web fazem conexões ao servidor e solicitam os recursos desejados. O servidor responde com os recursos e, no recebimento, o navegador interpreta os dados e os apresenta ao usuário.

Os navegadores podem interpretar e apresentar muitos tipos de dados (como texto simples ou como HTML, a linguagem na qual as páginas Web são construídas). No entanto, outros tipos de dados podem exigir outro serviço ou programa, normalmente mencionados como plug-ins ou add-ons. Para ajudar o navegador a determinar que tipo de arquivo ele está recebendo, o servidor especifica o tipo de dados incluído no arquivo.

Protocolo HTTPS

Embora o HTTP seja notavelmente flexível, não é um protocolo seguro. As mensagens solicitadas enviam informações ao servidor em texto simples que podem ser interceptadas e lidas. Da mesma forma, as respostas do servidor, normalmente páginas HTML, também são não-criptografadas.

Para comunicação segura pela Internet, o protocolo HTTP Seguro (HTTPS) é utilizado para acessar ou enviar informações para o servidor Web. O HTTPS pode utilizar autenticação e criptografia para proteger dados que viajam entre o cliente e o servidor. O HTTPS especifica regras adicionais para a passagem de dados entre a camada de Aplicação e a de Transporte. O HTTPS usa o mesmo processo de solicitação do cliente-resposta do servidor do HTTP, mas o fluxo de dados é criptografado com protocolo SSL antes de ser transportado através da rede. O HTTPS cria carga e tempo de processamento adicionais no servidor devido à criptografia e a descriptografia de tráfego.

Fonte: Cisco Networking Academy

Para ilustrar o funcionamento de um servidor Web com os protocolos HTTP e HTTPS, veja a configuração de uma topologia básica no Packet Tracer.

web

Laboratório Prático – Configurar Servidor Web (HTTP e HTTPS) no Packet Tracer

 

Você pode conferir estes e outros vídeos no canal abaixo:

http://youtube.com/italodiegoteotonio

Até a próxima!

Anúncios
por italodiego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s