Configurar Servidor DHCP no Packet Tracer

Depois de alguns anos de inatividade no site, devido a dos principais problemas da modernidade: TEMPO, darei sequência à produção de conteúdos técnicos e acadêmicos relacionados à Tecnologia da Informação, com foco principal em Redes de Computadores.

Neste post, abordaremos a Configuração de um Servidor DHCP no Packet Tracer. Mas então, o que é DHCP?

Abaixo, um breve resumo sobre DHCP, segundo a Cisco Networking Academy.

O serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) torna automática a atribuição de endereços IPv4, máscaras de sub-rede, gateways e outros parâmetros de rede. Isso é conhecido como o endereçamento dinâmico. A alternativa para o endereçamento dinâmico é o endereçamento estático. Ao usar o endereçamento estático, o administrador de redes insere manualmente informações de endereço IP em hosts.

Quando um host está conectado à Internet, o servidor DHCP é contatado e um endereço é requisitado. O servidor DHCP escolhe um endereço de uma lista configurada de endereços chamada pool e o atribui (aloca) ao host.

Em redes maiores, ou onde a população de usuários muda frequentemente, o DHCP é preferido para atribuição de endereços. Novos usuários podem chegar e precisar de uma conexão; outros podem ter novos computadores que devem ser conectados. Em vez usar endereçamento estático para cada conexão, é mais eficiente ter endereços IP atribuídos automaticamente usando o DHCP.

Endereços distribuídos por DHCP são alocados por um determinado período. Quando essa locação expira, o endereço é devolvido ao pool para ser reutilizado, se o host tiver sido desligado ou desconectado da rede. Os usuários podem se mover livremente de um local para outro e restabelecer com facilidade conexões de rede com o DHCP.

Muitas redes utilizam DHCP e endereçamento estático. O DHCP é usado para hosts de uso geral, como dispositivos de usuário final. O endereçamento estático é usado em dispositivos de rede, como gateways, switches, servidores e impressoras.

Vamos colocar a mão na massa para entender melhor o funcionamento do protocolo na topologia abaixo?

dhcp

Laboratório Prático – Configurar Servidor DHCP no Packet Tracer

 

Você pode conferir estes e outros vídeos no canal abaixo:

http://youtube.com/italodiegoteotonio

Até a próxima!

Anúncios
por italodiego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s